quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Camisa retrô do Chelsea de 1982





Em 1982, o Chelsea estava longe de ser a potência que é hoje. Nunca deixou de ser um clube tradicional, com títulos nacionais e até europeus no currículo até então, mas naquele momento as conquistas faziam parte de um passado distante e, na virada dos anos 1970 para a década de 1980, o clube estava na segunda divisão inglesa, então chamada simplesmente de English Division Two.

Mesmo a memória de épocas de vacas magras é respeitada pelos clubes ingleses. Percebi isso ao entrar na gigantesca loja do Chelsea em Stamford Bridge, onde havia várias camisas antigas. Entre elas, essa, da foto, eu trouxe para a minha coleção exatamente pelo fato de ser diferente e por pertencer a uma época estranha do clube.


A camisa foi usada pelo clube precisamente em 1982, quando o Chelsea terminou na 12ª colocação da segundona. Em 1982/1983, a campanha também não foi nada boa - o clube terminou em 18º lugar. A redenção só viria na temporada seguinte, quando conquistou o acesso com um título e ficou por duas vezes seguidas em 6º lugar na divisão de elite.

Escudo atual do Chelsea na etiqueta da camisa: produto licenciado e lucro para a entidade

A quantidade de camisas retrô na Inglaterra me impressiona. São diversas opções, todas licenciadas pelos clubes e que homenageiam momentos históricos mas que lembram épocas distintas também, como é o caso desse exemplo do Chelsea. O material é confeccionado de acordo com o usado na época, o que traz ainda mais autenticidade à camisa. O escudo, rodeado por duas estrelas e com o famoso leão no centro segurando uma bengala, também foi usado raríssimas vezes na história do clube.



Se alguém me perguntar se a camisa é esteticamente bonita, vou falar que não. Mas marca um período em que o Chelsea aprendeu muito e através do qual fortaleceu as bases para um presente melhor. Respeitar a história é fundamental. E isso os clubes ingleses sabem fazer muito bem. A camisa vale a pena.

No meu blog, contei a experiência de visitar Stamford Bridge. Para conferir, clique no link abaixo:
Futebol na Terra da Rainha - Capítulo 9 - Stamford Bridge, um senhor de 135 anos

Texto de FredericoJota
twitter.com/FredericoJota
www.fredericojota.blogspot.com





Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com