quarta-feira, 1 de junho de 2011

As novas camisas do Palmeiras




A Adidas caprichou na produção do novo uniforme do Palmeiras. A nova camisa titular foi inspirada no título da Copa Rio de 1951, competição que fez o clube pedir à Fifa equiparação com os atuais Mundiais. Leia mais sobre a Copa Rio no final deste post. Nas costas da camisa, inclusive, a data (1951) e a frase "sabe engrandecer a pátria" foram agregados a uma bandeira do Brasil (abaixo).


O escudo do Palmeiras à época apresentava apenas um "P" estilizado e essa característica foi mantida na camisa principal e na camisa de goleiro, que homenageia Oberdan Cattani, histórico arqueiro do clube campeão em 1951. Veja o uniforme de goleiro com Bruno, abaixo.


Duas "espécies" de camisa são oferecidas pela Adidas, a exemplo do que acontece desde a Copa do Mundo. Uma, a TechFit, que fica mais grudada no corpo. A outra é a ClimaCool, mais larga, tradicional. E mais bacana, na minha opinião.


A camisa reserva também foi modificada. A "marca-texto", que tanto fez sucesso com os torcedores sai de cena e entra em ação a camisa branca, com o escudo atual, e uma faixa com as cores da bandeira italiana (verde e vermelho, além do branco) ao fundo, com o nome do Palmeiras escrito discretamente. Gostei do desenho. Ficou diferente sem ser feio ou desrespeitoso com a história do clube.
Para promover o lançamento, o clube e a Adidas lançaram um video muito interessante, mais uma vez homenageando os campeões de 1951 e com a participação do histórico Oberdan Cattani. Para ver o vídeo, clique aqui.


A Copa Rio de 1951
O torneio foi disputado no Rio de Janeiro e em São Paulo e reuniu oito clubes: Vasco, Sporting (Portugal), Áustria Viena (Áustria) e Nacional (Uruguai) formaram o grupo carioca, enquanto Palmeiras, Juventus (Itália), Estrela Vermelha (Iugoslávia) e Nice (França) jogaram em São Paulo. Nas semifinais, o Palmeiras eliminou o Vasco, em dois jogos no Rio de Janeiro, enquanto a Juventus, em São Paulo, despachou o Áustria Viena. Nas finais, também em dois jogos, um em cada cidade, o Palmeiras derrotou o clube italiano. Venceu por 1 a 0 em São Paulo e empatou em 2 a 2 no Rio de Janeiro.

Texto de Frederico Jota
http://fredericojota.blogspot.com
http://twitter.com/fredericojota

Um comentário:

Anônimo disse...

VAI TI FUDE

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com