segunda-feira, 11 de abril de 2011

Dynamo Kyiv 2010/2011


Leandro Almeida em ação pela UEFA Europa League. Foto: Sergei Supinsky


A camisa não é nenhuma novidade, mas vou apresentá-la aqui no Camisaria Futebol Clube porque eu a considero uma dos xodós da minha coleção.


Trata-se do uniforme titular do FC Dynamo Kyiv, da Ucrânia (mais conhecido no Brasil como Dínamo de Kiev).



Clique na foto para ampliá-la. Foto: Fábio Pinel



Lá estão vários brasileiros, como o zagueiro Betão (ex-Corinthians), o volante Gérson Magrão (ex-Cruzeiro) e o zagueiro/lateral Danilo Silva (ex-Internacional).


Além deles, outro brasileiro no Clube é o zagueiro (e meu "irmão") Leandro Almeida. Foi ele quem me presenteou com essa camisa maravilhosa, que eu tenho o prazer de mostrar para vocês agora.



Clique na foto para ampliá-la. Foto: Fábio Pinel



A Adidas é a fornecedora do material esportivo desta equipe ucraniana há um bom tempo. E, mais uma vez, acertou a mão.


O desenho não apresenta extravagâncias e nem invenções. Talvez por isso eu goste tanto desse modelo. Gosto de camisas que, mesmo simples, se destacam.



Clique na foto para ampliá-la. Foto: Fábio Pinel



A gola é um dos pontos altos. A camisa tem ainda o escudo do Clube e a logomarca da Adidas bordados.


O nome do patrocinador (Privat Bank), o nome do jogador e o número nas costas são aveludados. Sensacional!


Clique na foto para ampliá-la. Foto: Fábio Pinel


Curiosidades


Existe uma divergência sobre a data de fundação do Clube. A maioria dos historiadores considera o dia 13 de Maio de 1927, mas a falta de documentos dificulta a homologação da data oficial.


O FC Dynamo Kyiv é um dos times mais bem sucedidos do Leste Europeu: são bicampeões da extinta UEFA Cup Winners' Cup (1975 e 1986), têm um título da UEFA Super Cup (1975), 13 Campeonatos da URSS, 9 Copas da URSS, 13 Campeonatos Ucranianos, 9 Copas da Ucrânia e vários outros títulos.


A mascote é um castor chamado Dyk (Dynamo Kyiv), criado em 1989. Ele tem um topete dourado, em homenagem ao lendário treinador Valeriy Lobanovskyy.


Texto de Fábio Pinel


5 comentários:

Leandro Almeida disse...

Ficou bacana demais o post, e sem duvidas a camisa é bonita demais !!
Valeu "irmão"

Guilherme Jonson disse...

Olá galera do Camisaria F.C.
Adoro visitar o blog de vocês por que também sou viciado em camisas de futebol,
e por isso me motivei e criei o meu...

borudo.blogspot.com

Vejam minha coleção, desde já agradeço a visita de vocês e até breve...

se possivel mande um e mail dando a opinião de vocês

um grande abraço...

gui jonson

Evandro Avelar disse...

Muito bacana o post. stou começando minha coleção de camisas. Vou criar um blog com as fotos. abraços.

ADRIANO da Silva RIBEIRO disse...

Gostei do post. Ao sucesso! Forte abraço

Vianna (Camisas e Manias) disse...

Que ótimo post sobre o Dínamo.
E a camisa realmente é muito bonita!

Concordo completamente com a seguinte citação que você fez Fábio:

"O desenho não apresenta extravagâncias e nem invenções. Talvez por isso eu goste tanto desse modelo. Gosto de camisas que, mesmo simples, se destacam."

Nossa, perfeito. Outra coisa que gosto muito (não me perguntem porque) é o escudo do clube.

Abçs,

Anderson Vianna, CTBA
Camisas & Manias

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com