terça-feira, 28 de setembro de 2010

Associação Atlética Ponte Preta


Um dos Clubes de Futebol mais antigos do Brasil apresentou novos uniformes nessa semana. A italiana Lotto segue fornecendo o material esportivo utilizado pela Ponte Preta, de Campinas.

Três novidades marcam a nova coleção. Primeiro, podemos destacar as camisas dos goleiros. Elas agora têm a mesma faixa diagonal que os tradicionais uniformes 1 e 2 da Macaca possuem.

A fonte para os números continua sendo a mesma da coleção passada, mas com alteração na cor utilizada. O amarelo dá vida às camisas.


Por último podemos destacar a presença de um escudo comemorativo (e controverso) localizado na parte da frente das camisas, no canto inferior esquerdo.

Trata-se de um selo onde está escrito "O Primeiro Time do Brasil". A controvérsia fica por conta do Sport Club Rio Grande, fundado 23 dias antes da Ponte Preta - em 19 de Julho de 1900.

Para não ser injusto, esclareço que o departamento de marketing do clube campineiro quis dizer que a Ponte Preta é o primeiro time de Futebol fundado como tal e em funcionamento ininterrupto no país - o que não é errado afirmar.

Gostei da forma como os patrocinadores foram distribuídos na camisa. Não há poluição visual, mas um verdeiro equilíbrio. Isso deixou a camisa "leve". Acho que a gola polo também contribuiu para isso.

Detalhe do selo comemorativo.

Curiosidades

Em 1870, com a construção da ferrovia Jundiaí-Campinas, era preciso construir uma ponte. Feita de madeira, foi usado piche para melhorar a conservação da mesma. Assim, enegrecida, surgiu o nome Ponte Preta. A partir daí, o bairro em torno dela passou a ser conhecido como Bairro da Ponte Preta (em 1872). Em 11 de Agosto de 1900, alunos do Colégio Culto à Ciência, que jogavam Futebol no bairro, fundaram a Associação Atlética Ponte Preta.

Apesar dos 110 anos de idade, a Ponte Preta nunca conquistou um título de expressão. De fato, o único título do Clube é a Série A-2 do Campeonato Paulista em 1969.

A falta de títulos não impediu a ponte Preta de revelar ou contar com grandes jogadores, como os goleiros Carlos e Waldir Peres ou os atacantes Washington e Luís Fabiano.

O estádio da Ponte Preta é o Moisés Lucarelli. Ele fica a menos de mil metros de distância do Estádio Brinco de Ouro da Princesa, do Guarani Futebol Clube (o maior rival).

Fundado em uma época onde negros não eram aceitos por entidades desportivas, a Ponte Preta jamais fez distinção de raça. Entre seus fundadores haviam negros e mulatos. Logo tornou-se um Clube popular, ganhando muitos torcedores na classe operária. Por ter muitos negros tanto em campo quanto fora dele, os rivais costumavam dizer (de forma hostil) que a torcida era formada por "macacos" e que o time era uma "macacada". Daí o apelido Macaca - no feminino mesmo, tendo em vista o nome oficial do Clube.

Um comentário:

Vinnicius Silva disse...

Não gostei. A faixa termina "do nada". Ficou estranho isso. O que mais me agradou foram os números, realmente ficaram com um destaque muito bom.

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com