quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Chelsea F.C.

Uniforme 2

O Chelsea Football Club é o atual campeão inglês e está de roupa nova para a temporada 2010/2011. Não estou trazendo nenhuma novidade. Pretendo apenas dar meus palpites a respeito da camisa away e sobre os uniformes dos goleiros, além de contar um pouco da história deste Clube londrino.

Como colecionador de camisas há mais de 20 anos, digo: o novo 2º uniforme é um dos mais bonitos que eu já vi. É claro que sou suspeito pra falar, já que eu acho (quase) todas as camisas bonitas. E quem me conhece sabe da minha preferência por cores vivas/berrantes.

A combinação preto/laranja sempre faz sucesso. E desta vez não foi diferente! Os Blues chegaram a usar as cores recentemente (temporada 2008/2009) no uniforme do goleiro Peter Cech (no caso, a camisa era toda laranja, com detalhes pretos).

Por falar em goleiros, os modelos a seguir vão vestir Cech, Hilário e Ross Turnbull.

Uniformes dos goleiros

Como já contei que sou chegado em cores vivas/berrantes, acho desnecessário dizer o que achei dos modelos acima. Mesmo assim, eu falo: o desenho delas é simples, mas bacana.

A Adidas vive uma fase excelente. Não me lembro de um uniforme da fabricante alemã que tenha desagradado aos amantes de camisas de futebol. Era fã da Umbro (e continuo sendo, na verdade), mas tomei gosto pela marca das três listras...

Curiosidades

Fundado em 10 de março de 1905, o Clube não possui muitos troféus. É tetracampeão inglês (1954/1955, 2004/2005, 2005/2006 e 2009/2010), tem seis títulos da Copa da Inglaterra e outros quatro da Copa da Liga Inglesa.

Títulos continentais? Apenas a modesta Recopa Européia (duas vezes, em 1970/1971 e em 1997/1998) e a não menos modesta Supercopa Européia (em 1998).

Mesmo assim, é um time tradicional. Seu rival histórico é o Fulham (ambos estão sediados no bairro de Fulham, em Londres). Com o passar dos anos, Arsenal, Tottenham e Manchester United também entraram para o rol de rivais do Chelsea.

Grandes jogadores do Futebol mundial já vestiram a tradicional camisa azul, como Gullit, Vialli, Lebouf, Desailly, Deschamps, Robben, Crespo, Zola, Shevchenko e Ballack.

Ninguém usa a "Camisa 25 " no Chelsea. Ela foi aposentada em homenagem ao italiano Gianfranco "Magic Box" Zola, que defendeu os Blues de 1996 a 2003.

Graças ao magnata russo Roman Abramovich, que comprou o Chelsea em 2003, o Clube cresceu assutadoramente, dando muito trabalho aos adversários.

Desde a fundação, o Chelsea teve quatro escudos. O primeiro tinha uma imagem de um pensionista (por isso o apelido The Pensioners - mantido por quase 50 anos). Em 1953 surgiu um emblema temporário, com as iniciais CFC. No mesmo ano foi desenhado um leão olhando para trás e segurando uma bengala, baseado nos elementos do escudo das armas do Distrito Metropolitano de Chelsea. Em 1986 o escudo continha um leão mais natural, em amarelo (e não azul), apoiado na sigla CFC. Foi Abramovich quem decidiu "resgatar" o escudo implantado na década de 50, em vigor desde 2005.

Um comentário:

Unknown disse...

Pinel, você saberia onde encontrar esta camisa 2 do Chelsea 10/11 em BH, para comprar?

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com