quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

País de Gales (1995-1996)

Futebol nunca foi seu forte (aliás, não conheço nada que caracterize o país). Porém, é inegável que algumas das camisas mais bonitas/clássicas vieram de lá.

As cores adotadas pelo país e o escudo da Federação Galesa de Futebol ajudam. Só que às vezes aparecem desenhos bizarros.

Mais um modelo "diferente" criado pela Umbro na década de 90.

O exemplo acima é a prova concreta do que estou dizendo. Mais uma invenção dos desenhistas da Umbro.

Com cores diferentes do habitual, tem ainda curvas e detalhes que em nada lembram a tradicional camisa vermelha.

De qualquer forma, é uma peça rara e que por isso merece estar em qualquer coleção séria. Só que esta, eu não tenho...

História

O País de Gales é um pequeno pedaço de terra localizado na Grã-Bretanha. Para se ter uma idéia, sua área total (20.779 km²) é inferior à do menor Estado brasileiro - Sergipe (21.910 km²).

A população ultrapassa ligeiramente a casa dos três milhões de habitantes e a renda per capita é U$30.546,00. Sua capital é Cardiff e as línguas oficiais são o galês e o inglês.

Só participou de uma Copa do Mundo, e foi há muito tempo: 1958. Está em 77º lugar no ranking da FIFA.

Curiosidades

No Mundial da Suécia, empatou os três jogos da fase de grupos (contra Hungria, México e Suécia). garantiu a classificação para as quartas-de-final em um jogo extra - contra os húngaros - e venceu por 2 a 1. Por azar, se tornou adversário da seleção que se sagraria campeã do torneio. Perdeu por 1 a 0 para o Brasil e nunca mais disputou uma Copa. O gol brasileiro, aliás, foi de Pelé - o primeiro dele em uma Copa do Mundo.

O campeonato nacional (Welsh Premier League) é disputado por 18 equipes. Uma delas é o Airbus UK Broughton Football Club (sim, o nome tem a ver com a famosa fabricante de aviões - apesar de ter mudado várias vezes desde sua fundação, em 1946). Surgiu como o time dos operários da fábrica que constrói até hoje as asas das aeronaves. Por isso é conhecido no País de Gales como The Wingmakers.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com