sábado, 5 de dezembro de 2009

Série "Campeões Mundiais": Uruguai, 1930

A primeira Copa do Mundo de Futebol da FIFA aconteceu no Uruguai em 1930. Nove equipes das Américas (Uruguai, Brasil, Argentina, Peru, Paraguai, Chile, Bolívia, EUA e México) e quatro da Europa (Bélgica, França, Romênia e Iuguslávia) participaram do Torneio. As seleções foram dividas em quatro grupos, sendo o Grupo 1 com quatro times e os demais com três. Os donos da casa ficaram no Grupo 3 com Peru e Romênia. A estréia foi contra os peruanos e os uruguaios venceram por 1 a 0. Três dias depois, a Celeste goleou a Romênia por 4 a 0, classificando-se para as semifinais contra a Iuguslávia. A outra semifinal foi entre Argentina e EUA.

Equipe Uruguaia na Copa de 30

O Uruguai foi para a final contra a Argentina goleando os iuguslavos por 6 a 1 (mesmo placar vencido pela Argentina contra os EUA). A finalíssima foi disputada no dia 30 de julho de 1930. O jogo foi vencido pelos Uruguaios por 4 a 2 de virada (estavam perdendo por 2 a 1 no intervalo). Assim, a Celeste Olímpica tornou-se o primeiro país a levantar a taça de campeão mundial.

Camisa da Celeste Olímpica campeã do mundo em 1930 exposta no Museu do Estádio Centenário de Montevidéu.

As camisas dessa época eram bem simples, mas muito estilosas. Detalhe para a cordinha na gola, muito comum naquele período e falta do escudo da seleção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AddThis Smart Layers

Contato

camisariafutebolclube@hotmail.com